Passe livre estudantil não é Tarifa Zero

O vereador de Guarulhos Prof. Samuel Vasconcelos protocolou na Câmara, no dia 02 de janeiro de 2015, a proposta de passe livre para estudantes e professores de escolas públicas.

Sabemos que o projeto foi apenas protocolado na câmara, ainda deve ser analisado por comissões e, por fim, ir para votação em plenária. Ainda há um longo caminho para se efetivar o passe livre estudantil, mas já bom já evidenciar o caráter de um projeto como esse.

Sem dúvidas essa medida é também um resultado da luta da população da cidade, que tomou as ruas em junho de 2013, mas é insuficiente. Por que?

Tal projeto prevê um benefício restrito a um grupo: professores e estudantes de escola pública. Não faz sentido restringir a um grupo o direito de todas e todos a um transporte público de verdade.

Talvez nossos governantes imaginem que o passe livre para estudantes sirva para desmobilizar a luta. Não se enganem: a luta por transporte não se restringe a essa ou aquela categoria, ela é de toda a população trabalhadora da cidade, que depende da condução para viver e enfrenta diariamente a humilhação coletiva nos ônibus municipais e intermunicipais.

Se o vereador entende que essa medida é resultado da pressão da luta, como foi a revogação do aumento em 2013, vai ter que melhorar seu projeto, pois a luta vai ser maior!

TARIFA ZERO PARA TODA A POPULAÇÃO!
Contra qualquer aumento!

MPL – GUARULHOS
POR UMA VIDA SEM CATRACAS E SEM PATRÃO!

Matéria sobre o projeto de passe livre estudantil em Guarulhos – http://www.profsamuelvasconcelos.com.br/samuel-protocola-projeto-de-passe-livre-para-estudantes-e-professores/

Nota do MPL-SP “Sobre aumento e gratuidades: Tarifa Zero e passe livre estudantil são coisas muito diferentes” http://saopaulo.mpl.org.br/2014/12/19/sobre-aumento-e-gratuidades-tarifa-zero-e-passe-livre-estudantil-sao-coisas-muito-diferentes/

Comments are closed.

  • Categorias

  • Meta