NOTA DE REPÚDIO A COBERTURA DA FOLHA METROPOLITANA SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DO MOVIMENTO PASSE LIVRE GUARULHOS
Nós, do Movimento Passe Livre Guarulhos, gostaríamos de expressar o nosso descontentamento e indignação com a cobertura tendenciosa que o jornal Folha Metropolitana tem dado com relação aos atos pela Revogação da Passagem e pela Tarifa Zero, realizados durante o mês de Janeiro. EXPLICITAMOS O NOSSO REPÚDIO À MANEIRA DESDENHOSA QUE A FOLHA METROPOLITANA TEM TRATADO A LEGITIMA MOBILIZAÇÃO POPULAR NA DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS. Nossa luta é contra essa lógica mercantil de transporte, para que assim possamos exercer o direito à cidade.
Por inúmeras vezes a Folha Metropolitana fez acusações falsas ao movimento, como a de depredação de uma lixeira no ato do dia 12/01, o que não ocorreu, ou também como uma pretensa falta de clareza do MPL com relação a sua pauta, segundo alega o editorial do dia 31/01. Sabemos muito bem o que queremos. Negociatas não estão entre nossas pautas. O que o movimento quer são atitudes concretas pela revogação do aumento e implantação da Tarifa Zero. Não há o que negociar!
Noticias foram publicadas pela metade, como o recorte na fala de Lucio Gregori em aula publica ministrada no dia 27/01 na Praça Getulio Vargas, corte este que pode ser entendido como uma manobra para deixar incoerente ou com pouca clareza a proposta do palestrante para viabilizar a Tarifa Zero.
Também nos associaram a negociações a portas fechadas com representantes da prefeitura. Nunca o fizemos. Nossa arena sempre foi a rua, junto com o povo! A Folha também colocou na boca de nossos manifestantes palavras que não disseram. Nunca dissemos que nossa pauta era audiência pública com a STT (Secretaria de Transportes e Trânsito), como foi alegado em matéria do dia 28/01. Queremos ser ouvidos e obter resultados, e não aceitamos as desculpas rasas que o poder estatal nos tem dado.
Somos contra meias verdades, contra o jornalismo medíocre que manipula o que é dito para fazer valer suas opiniões, e contra a leviandade que forja noticia para deslegitimar a luta do povo.
Está mais do que evidente o papel que esse jornaleco cumpre: não o de oferecer informação de qualidade à população, mas sim o de garantir os interesses patronais. E se há falta de imaginação, ela vem do próprio jornal: seja pelo nome que não tem nenhuma criatividade (Folha…), seja por não apresentar nenhuma novidade em seu conteúdo, pois como grande parte dos jornais, se restringe em perpetuar notícias levianas, reforçando o caráter golpista da mídia, que é como o próprio nome sugere: média, medíocre!
Sendo assim, REPUDIAMOS A COBERTURA TENDENCIOSA, LEVIANA E PREGUIÇOSA QUE A FOLHA METROPOLITANA TEM DADO AS MANIFESTAÇÕES ORGANIZADAS PELO MOVIMENTO PASSE LIVRE EM GUARULHOS, pois defendemos o direito da população de ter informações sérias e compatíveis com a realidade.
Por tudo que foi dito acima, exigimos direito de resposta no jornal (impresso e on-line), assim como retratação da Folha Metropolitana perante a Manifestação.
Por uma vida sem catraca e sem patrão!